Páginas

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Festa de Nossa Senhora do Rosário é encerrada em Santa Luzia

    A Festa de Nossa Senhora do Rosário realizada em Santa Luzia desde 1871 foi encerrada neste dia 08 de outubro de 2013, após uma programação religiosa e cultural que foi aberta pelo bispo diocesano Dom Eraldo com benção e inauguração da igreja dedicada a santa protetora e encerrada com o descerramento da bandeira e transposição do reisado. Com uma bonita tradição cultural e histórica, a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de Santa Luzia, fundada em 24 de novembro de 1871, perpetua sua devoção a sua santa protetora.

Durante o novenário os padres Joácio, Alixandre Oliveira José Rodrigues, Sebastião, João Neto, Fabrício e Elias, além do diácono Cláudio, aprofundaram o tema “Maria, modelo de fé, esperança e caridade” e fizeram a comunidade enxergar em Maria um rosto de ternura e amor de Deus. Após cada celebração a quermesse, a apresentação das bandas cabaçais e o clima de fraternidade e devoção tornaram a festa ainda mais bonita.

Na manhã do sábado, dia 05 de outubro, uma cavalgada intitulada “Top do Juiz” contou com a participação de inúmeros vaqueiros da região muito bem organizados, que partiram da fazenda Promissão com destino a Igreja do Rosário, onde receberam a benção e pediram as graças necessárias para o povo sertanejo da zona rural com seus familiares e animais. O leilão da festa e o desfile das crianças como príncipes e princesas incrementaram à festa de fraternidade e solidariedade através das doações realizadas.

No dia da santa padroeira, a programação contou com a participação da comunidade que rezou e concedeu a Unção dos Enfermos aos idosos e doentes numa celebração eucarística pela manhã, o encontro com a Irmandade do Rosário de Caicó-RN no período da tarde, e ao anoitecer, em procissão levaram a imagem de Nossa Senhora, ao som das bandas cabaçais e da banda filarmônica mirim. A missa solene, presidida pelo pároco Elias Ramalho Gomes contou com uma multidão que lotou a igreja e depois se confraternizou no pavilhão da festa na apresentação da banda de música da ONG Café Cultura.

A festa foi encerrada no dia 08 de outubro, a tarde, na igreja do Rosário, com a entrega das faixas e coroas dos reis, juízes e escrivão ao reisado que conduzirá a festa em 2014, além do descerramento da bandeira e entrega a madrinha do próximo ano, seguida do cortejo as residências dos novos componentes do reisado. A tradição do povo negro e descendente dos africanos, a alegria das presenças dos clérigos e visitantes e a importância dada a uma festa de tão ancestral devoção foram permeadas por uma espiritualidade mariana que agora se perpetuará na comunidade que continua a reunir-se semanalmente para celebrar a Eucaristia em seu templo e consolidar ainda mais a sua comunidade que está sob a proteção da Virgem Mãe do Rosário dos Pretos.


























































































Fotos e Texto: Pascom Santa Luzia
Compartilhe : :

0 Post a Comment:

Postar um comentário