Páginas

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Foi encerrada a Assembleia paroquial nesta sexta feira. Veja os destaques

Leigos e leigas da Paróquia Santa Luzia, juntamente com o Padre Elias e o estagiário Josivam, estiveram reunidos na noite desta sexta feira, dia 03 de fevereiro na Igreja do Rosário para o encerrar a assembleia paroquial 2017.

A última noite de assembleia foi aberta com um momento de oração. Na sequência o padre Elias fez uma apresentação com a síntese das avaliações e propostas apresentadas pelos leigos na noite anterior através dos grupos de trabalho.

Em relação aos trabalhos pastorais e ao perfil da Paróquia Santa Luzia os leigos destacaram que ao longo de 2016 a Paróquia conseguiu avançar na unidade das pastorais, na acolhida, na postura fraterna, generosa e devocional. Foram grande momentos vividos em comunidades no ano passado e que mostraram o quanto a paróquia é alegre, aberta e organizada numa comunhão com a Forania, a Diocese, a Igreja do Brasil e o Papa.

Os leigos reconheceram a importância de se avançar mais no sentido fortalecer a unidade, na valorização das festas dos padroeiros das comunicatividades urbanas e rurais, na presença missionária nas comunidades da Paróquia ao longo de todo o ano e não só nos momentos festivos. Outro desafio na dimensão profética e da caridade está na presença da Paróquia em atividades sociais e na organização da vida social da cidade de Santa Luzia. Os leigos destacaram que não basta uma atitude assistencialista diante das necessidades urgentes, mas é preciso lutar pelos direitos sociais como saúde, educação, emprego, segurança que permitam que os filhos de Deus tenham uma vida digna.

Outro ponto importante discutido nesta sexta feira foi a comemoração dos 160 anos de instalação da Paróquia. No mês de outubro haverá uma semana intensa de atividades missionarias, culturais e celebração visando ressaltar a história da Paróquia e a importância das pessoas que por ela passaram e que nela vivem. Até outubro, quando haverão as comemorações, será feito um trabalho de formação no sentido de contar a história da Paróquia a fim de que a comunidade conheça mais a sua igreja. Os leigos, junto com o padre Elias e o estagiário Josivam, também deliberaram sobre a celebração do Ano Mariano que está acontecendo ao longo de todo 2017. Várias atividades envolvendo estudos, celebrações, espiritualidades em torno da importância de Maria na história da Igreja.

Depois da apresentação das principais ações que serão realizadas ao longo deste ano, foram montadas duas comissões que terão a incumbência de coordenar a realização das comemorações dos 260 anos da Paróquia e a celebração do Ano Mariano. Na sequência, vieram os avisos dados pelos leigos sobre as atividades pastorais que ocorrerão ao longo desta semana.

A assembleia anual da Paróquia Santa Luzia foi encerrada com a consagração à Nossa Senhora seguida da bênção dada pelo padre Elias e de uma confraternização ao lado da Igreja do Rosário. 







Compartilhe : :

0 Post a Comment:

Postar um comentário

Postagens Mais Vistas

Postagem em destaque

Divulgada programação oficial da Semana Santa em Santa Luzia

Dia 24 de março (Domingo de Ramos) 6h30 - Acolhida aos fiéis na Igreja de São José Operário  7h - Bênçãos dos Ramos e procissão 7h45 - Santa...