Páginas

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Paróquia Santa Luzia completou 159 anos de sua criação

A Paróquia Santa Luzia completou nesta quinta feira, 06 de outubro, 159 anos de sua criação oficial. 

Ainda no Segundo Reinado, quando o vínculo entre a Igreja e o Estado era mais forte, foi sancionada pelo então Presidente da Província da Parahyba do Norte, Dr. Manoel Clementino Carneiro da Cunha, a Lei Provincial Nº 14 de 06 de outubro de 1857, elevando o povoado Santa Luzia do Sabuby à Freguesia de Santa Luzia, termo que corresponde ao que hoje chamamos de Paróquia. O primeiro Pároco foi o padre Manoel Cordeiro da Cruz.

159 anos de Paróquia, mas 260 de devoção

Embora a instituição chamada Paróquia tenha 159 anos de sua criação, a devoção à Santa Luzia é muito mais antiga e remonta à própria origem do município. 

Em 10 de fevereiro de 1756 o português Geraldo Sobrinho fez doação de meia légua de suas terras, entre os riachos Marias Pretas e Saco (não havia ainda nenhum dos dois açudes que banham a cidade) para que fosse construída uma capela em honra a Virgem e Mártir Santa Luzia, o que teria sido ainda um pedido de seu tio, havendo de os herdeiros terem que mantê-la com uma contribuição de 6 mil réis. Inicialmente, se tratava de uma pequena capela.

No ano de 1773 foi iniciada a construção da Igreja de Santa Luzia no contexto em que Santa Luzia era vinculada à Paróquia de Sant'Ana em Caicó. Em 1788, a Freguesia de Santa Luzia passa a ser vinculada à Paróquia de Nossa Senhora da Guia, em Patos, que viria ser, em 1959, elevada à Diocese.

Quer conhecer um pouco mais da história de nossa Paróquia? Clique AQUI


Compartilhe : :

0 Post a Comment:

Postar um comentário