Páginas

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 alerta para questão do saneamento básico

A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 foi aberta nesta quarta feira de Cinzas, 10 de fevereiro de 2016, em todo o Brasil.

O tema deste ano é “Casa comum, nossa responsabilidade” e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5.24). A CF 2016 tem um foco no saneamento básico, desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida aos cidadãos.

Segundo informações divulgadas pelo CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs)100 milhões de pessoas não tem acesso ao saneamento básico.  O Instituto Nacional do Semiárido (INSA) divulgou os resultados de uma pesquisa em 1.135 municípios do Semiárido brasileiro e constatou que apenas 243, ou seja, apenas 21% das sedes municipais, fazem a coleta de esgoto sanitário. O INSA constatou que, mesmo nos municípios que coletam o esgoto, a maioria da população (66%) não tem acesso à rede coletora. Das mais de 7,3 milhões de pessoas que vivem nas áreas pesquisadas, só cerca de 3,2 milhões são devidamente atendidas. A publicação completa do INSA pode ser baixada no próprio site do Instituto ou neste link.

Na Diocese de Patos haverá, próxima sexta feira, um debate promovido pela Diocese com a presença de especialistas em saneamento,  agentes das pastorais e movimentos, padres sobre a temática da CF. O debate será realizado no auditório do Colégio Cristo Rei às 19h00.

Ao longo de todo o período quaresmal, que foi iniciado com a quarta feira de Cinzas, as Via-Sacras na Paróquia Santa Luzia serão um momento para rezar e, também, para refletir sobre este problema que afeta, negativamente, a dignidade da pessoa humana. 
Compartilhe : :

0 Post a Comment:

Postar um comentário

Postagens Mais Vistas

Postagem em destaque

Divulgada programação oficial da Semana Santa em Santa Luzia

Dia 24 de março (Domingo de Ramos) 6h30 - Acolhida aos fiéis na Igreja de São José Operário  7h - Bênçãos dos Ramos e procissão 7h45 - Santa...