Páginas

Professora lutava contra um cânceraNIBAL

Concursados tomaram posse na quinta feira

domingo, 27 de dezembro de 2015

Paróquia Santa Luzia sediou a abertura do Jubileu da Misericórdia da Forania do Vale do Sabugi

0 Post a Comment
A Paróquia Santa Luzia foi o lugar escolhido pelo bispo de Patos, Dom Eraldo, para a abertura do Jubileu da Misericórdia da Forania do Vale do Sabugi. A solenidade ocorreu na noite deste sábado, dia 26 e reuniu todos os padres das cidades que compõem a forania e uma multidão de fiéis.

No início da celebração Dom Eraldo  fez a oração que faz parte do rito de abertura da porta santa e a abriu para que os fiéis pudessem passar por ela e entrar na igreja. Seguiu-se a celebração e, na liturgia da palavra o Padre Maurício fez a proclamação do Evangelho.

Em sua homilia, o bispo de Patos comentou a bula papal que instituiu o Jubileu Extraordinário da Misericórdia,  ressaltando a necessidade de sermos misericordiosos e amorosos com os pais e idosos, dando lhe amor e atenção. Dom Eraldo também pediu que não deixássemos a tecnologia impedir de nos olharmos face a face e de viver em comunidade. O bispo de Patos lembrou ao fim de sua reflexão da missão que os padres fazem na Amazônia ou em outros contextos onde o acesso às comunidades é difícil e ressaltou o empenho em levar a palavra de Deus a lugares tão longínquos.

A celebração prosseguiu com a profissão de fé, ofertório e a consagração e comunhão.




Continue lendo ...

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Dom Eraldo Silva, bispo de Patos, celebra missa em Santa Luzia amanhã (26/12)

0 Post a Comment
Dom Eraldo Bispo da Silva, bispo da diocese de Patos, vai celebrar missa em Santa Luzia neste sábado, dia 16/12, às 19h00 na Igreja Matriz.

A missa contará com a presença dos padres que fazem parte das paróquias da forania do Vale do Sabugi (Santa Luzia/Várzea; Junco do Seridó, São Mamede e São José). 

Devem comparecer caravanas com catolicos das cidades do Vale para participar da missa que vai oficializar a abertura do Jubileu Extraordinário da Misericórdia.

O Jubileu da Misericórdia foi convocado pelo papa Francisco no dia 11 de abril de 2015. Na ocasião disse o papa: “Pensei muitas vezes no modo como a Igreja pode tornar mais evidente a sua missão de ser testemunha da misericórdia. É um caminho que começa com uma conversão espiritual; e devemos fazer este caminho. Por isso decidi proclamar um Jubileu Extraordinário que tenha no seu centro a misericórdia de Deus. Será um Ano Santo da Misericórdia”.









Continue lendo ...

Encerramento da Festa da Sagrada Família vai acontecer neste fim de semana. Veja a programação:

0 Post a Comment
A Comunidade do Bairro Frei Damião está vivenciando, desde o último dia 18 de dezembro a festa da Sagrada Família cujo encerramento acontece neste final de semana.

Nesta sexta feira, dia 25 de dezembro, acontece novena às 17h00 que será rezada na intenção do Setor Missionário São José Operário. No sábado, dia 26, também às 17h00, será celebrada a última novena tendo como presença missionária o setor juventude e as comunidades rurais. 

O encerramento da festa da Sagrada Família 2015 acontece neste domingo com a celebração da missa solene às 17h00 na Igreja Sagrada Família. Após a missa acontece a procissão pelas principais ruas do bairro Frei Damião. 

Na parte social, haverá pavilhão com música ao vivo na noite deste sábado, dia 26, e também quermesse com leilão. 
Continue lendo ...

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Horário das Missas de Natal

0 Post a Comment
A Paróquia Santa Luzia convida todas as famílias católicas  para participarem das celebrações que marcam o nascimento do Menino-Deus.

Nesta quinta feira, dia 24 haverá missa às 19h00 na Igreja Matriz.

Amanhã, sexta feira, 25 de dezembro, haverá missa às 17h00 na Igreja Matriz  e Missa às 19h00 na Igreja de São José Operário.
Continue lendo ...

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Reportagem sobre o encerramento da Festa de Santa Luzia 2015

0 Post a Comment
Assista à reportagem da TV Santa Luzia sobre o encerramento da Festa de Santa Luzia 2015.

Continue lendo ...

Reveja a entrevista com o Dom Eraldo sobre o tema que foi abordado em sua homilia

0 Post a Comment
Dom Eraldo Bispo da Silva, que é o bispo da Diocese de Patos-PB à qual está vinculada nossa Paróquia, presidiu a missa solene das 9h30 da manhã no domingo, dia de Santa Luzia. Dom Eraldo também fez a reflexão a partir da liturgia da palavra do 3º domingo do advento - considerado o domingo da alegria. O bispo foi entrevistado pela TV Santa Luzia e fez um resumo das motivações para celebração deste domingo. Assista:


Continue lendo ...

Reveja a entrevista do Padre Ademar que foi o pregador da última noite da novena da festa de Santa Luzia 2015

1 Post a Comment
O Padre Ademar, que é Capelão Militar Reformado e que está provisoriamente atuando em Equador-RN, foi o pregador da última novena da Festa de Santa Luzia 2015 que foi dedicada aos santaluzienses ausentes. Em entrevista à Pascom/TV Santa Luzia, o sacerdote comentou a temática que foi abordada nesta celebração.


Continue lendo ...

domingo, 13 de dezembro de 2015

Missas e Procissão marcaram o dia de Santa Luzia

0 Post a Comment
A Paróquia Santa Luzia teve o ápice da festa de sua padroeira neste domingo dia 13 de dezembro. A programação foi aberta às 06h00 da manhã com a missa pelos santaluzienses falecidos e pelos doentes. A missa foi presidida pelo Padre Elias Ramalho e concelebrada pelo padre Sebastião Nóbrega.

Às 9h30 teve início a segunda celebração eucarística que foi presidida pelo Bispo da Diocese de Patos, Dom Eraldo Silva, e concelebrada pelos Padres Elias Ramalho, Bento Oliveira, João Evangelista, Jorge e Pe. Joácio Nóbrega.

O Bispo lembrou que estávamos celebrando a liturgia do 3º domingo do advento, o domingo da alegria. "Alegrai-vos! Não tenha medo, povo de Deus, levante a cabeça e tenha ânimo" disse o bispo ao falar sobre as situações do mundo atual que causam tristeza, depressão e desânimo nas pessoas. Lembrando o profeta João Batista, o Dom Eraldo afirmou que está na hora de fazermos uma avaliação da nossa vida e, à luz da palavra de Deus, pensarmos sobre o que precisa mudar em nossa vida.

A celebração continuou com o cântico da ladainha de Santa Luzia seguido da liturgia eucarística. No final da celebração, a assembleia agradeceu com uma estrondante salva de palmas dirigida ao senhor bispo que veio presidir a missa solene. Formando um grande coro, os participantes entoaram o hino da padroeira e depois receberam a bênção solene.


Uma das maiores procissões dos últimos anos

No período da tarde o largo da Matriz esteve superlotado de fiéis que aguardavam a saída da imagem da padroeira que percorreu as principais avenidas da cidade. Aproximadamente 25mil pessoas acompanharam a grande procissão que culminou com a última missa que foi celebrada em frente à Igreja.

Após a missa foi feito o arreamento das bandeiras oficializando o fim da Festa de Santa Luzia. Uma queima de fogos coloriu o céu emocionando os fiéis que se despediram da  festa de sua padroeira.
Continue lendo ...

Igreja Matriz esteve lotada na última noite de novena da Festa de Santa Luzia 2015

0 Post a Comment
A última noite da Festa de Santa Luzia 2015, dedicada aos santaluzienses ausentes, foi celebrada na nesta sexta feira, dia 12 de dezembro.

A novena foi presidida pelo padre Elias Ramalho Gomes e concelebrada pelos padres Bento Oliveira, Pe. Ademar da Diocese de Caicó, Pe. Joácio Nóbrega de Junco do Seridó e o padre Neto que fez a proclamação do Evangelho.

O Pe. Ademar refletiu sobre a liturgia que traz as figuras de Elias e João Batista, este último, que anuncia o batismo de conversão. O sacerdote abordou a questão da mudança de mentalidade para eliminar de nós as tendências ao pecado e, de modo especial, sermos fiéis a Deus. "Nós devemos ser fiéis ao pai. Nesse tempo, quando as coisas da igreja não chamam muita atenção, para sermos fiéis, é uma grande empreitada. Isto porque o mundo diz que ter religião, ter fé, homenagear os santos, trabalhar na igreja, ser missionário ser arauto do evangelho é anacrônico, démodé, fora de moda, e com isso tudo não vem o respeita a consideração e a amizade. eles jogam pedra. nós devemos ter coragem, nenhuma coisa negativa vai nos derrubar, nem a seca, nem a carestia, nem a pornografia, nem  a licenciosidade, nem o comportamento dos políticos" disse o padre.

A última novena seguiu com o cântico da ladainha havendo, na sequencia, o rito da comunhão, a bênção do Santíssimo Sacramento e o rito do ofertório. 

Após a novena aconteceu, na parte social, o jantar de confraternização para o qual  foram esperados 1500 comensais. O largo da Igreja Matriz e a praça Silvino Cabral estiveram lotados. A atração musical foi a cantora Nara Castro que deixou o público bastante animado.
Continue lendo ...

sábado, 12 de dezembro de 2015

Padre Joácio comenta temática abordada na penúltima novena da Festa de Santa Luzia 2015

0 Post a Comment
A Festa de Santa Luzia teve, na noite desta sexta feira, sua penúltima novena. Na noite dedicada às comunidades e à Paróquia Santo Onofre em Juno do Seridó, o pregador foi o administrador daquela paróquia, padre Joácio Nóbrega. O padre, em sua entrevista, fez um resumo sobre a temática abordada. Assista:

Continue lendo ...

Saiba como foi a penúltima novena da Festa de Santa Luzia 2015

0 Post a Comment
Penúltima noite de novena da Festa de Santa Luzia foi celebrada nesta sexta feira, dia 11 de dezembro, na Igreja Matriz. A novena foi presidida pelo padre Elias Ramalho Gomes e concelebrada pelos padres Bento e Joácio Nóbrega que foi pregador.

A novena foi celebrada na intenção das comunidades e da Paróquia Santo Onofre, em Junco do Seridó. Na procissão da entrada, várias representações das comunidades rurais levaram os estandartes de seus padroeiros.

A proclamação do Evangelho foi feita pelo padre Joácio Nóbrega que, em seguida, fez a reflexão. "A partir da vivência do advento, em que somos chamados a nos preparar os caminhos do Senhor, nada melhor do que olhar o exemplo, o testemunho da virgem e mártir Santa Luzia", disse o Padre.

A novena seguiu com o cântico da ladainha, comunhão, bênção do Santíssimo e ofertório. Ainda durante a novena foi realizada a apresentação dos príncipes e princesas 2015. 

Na parte social houve pavilhão com comidas e show musical de Luiz Bento e Forró Aruanda.
Continue lendo ...

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Padre Fabrício fala sobre temática da esperança

0 Post a Comment

O Padre Fabrício Timóteo foi o pregador da novena desta quinta feira, dia 10 de novembro. Neste vídeo ele fala sobre a temática da esperança.












Continue lendo ...

Matriz de Santa Luzia esteve superlotada na sétima novena nesta quinta feira

0 Post a Comment
Aconteceu na noite desta quinta feira, 10 de dezembro, a sétima novena da Festa de Santa Luzia 2015. A novena foi presidida pelo padre Elias Ramalho Gomes e teve como pregador o padre Fabrício Timóteo da Paróquia Nossa Senhora da Conceição em São Mamede. Concelebraram também o padre Bento Oliveira.

A novena foi rezada na intenção pelas equipes de celebração, cântico, ministros, acólitos e coroinhas. Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de São Mamede. A proclamação do Evangelho foi feita pelo padre Bento. Logo em seguida o padre Fabrício fez a homilia.

Em sua homilia o padre refletiu sobre os sinais dos tempos que nos desafiam a uma conversão. O padre destacou que ao invés do fim dos tempos, nós estamos vivendo a plenitude dos tempos. Ressaltou ele que: "nós estamos nessa transição, portanto, é tempo de preparação, é tempo de vigilância, é tempo de conversão, de metanoia, é tempo de mudança de rumos, como diz o profeta, é tepo de aplainar os caminhos, preparar os caminhos, endireitar as veredas, é tempo de endireitar as veredas da sua casa, é tempo de consertar as coisas erradas na sua família é tempo de retificar os equívocos no seu casamento, é tempo de corrigir a sua vida familiar, a sua vida sentimental. é tempo de mudar as macroestruturas sócio-econômico-cultural-político".

A novena prosseguiu com o rito da comunhão, bênção do Santíssimo e  ofertório. Ao final, os fiéis cantaram com muito entusiasmo o hino da padroeira. 

A parte social da festa teve mais uma noite animada com quermesse e música ao vivo na praça Silvino Cabram e frente à Matriz.




Continue lendo ...

Entrevista com o padre Luciano Morais

0 Post a Comment
Padre Luciano foi o pregador da novena desta quarta feira, dia 09 de dezembro, na Festa de Santa Luzia 2015. Ele falou sobre a temática abordada em sua reflexão.
















Continue lendo ...

Sexta novena da festa de Santa Luzia foi celebrada na última quarta feira 09/12

0 Post a Comment
A sexta novena foi celebrada na noite quarta feira e teve a participação de vários padres da Diocese de Patos. A Novena foi presidida pelo padre Bento  e foi concelebrada pelos padres Elias, pe. Maurício, Pe. Neto e Pe. Sebastião além do pregador da noite que foi o padre Luciano Morais da Paróquia da cidade de Taperoá.

A proclamação do Evangelho foi feita pelo padre Sebastião Nóbrega, filho natural de Santa Luzia. Durante a homilia, o padre Luciano deixou clara a sua relação com a cidade de Santa Luzia e enfatizou sua participação, quando criança, nas festas da padroeira, que eram marcadas por muita fé e devoção.

Na parte social, mais uma noite, houve quermesse e apresentações culturais realizadas na praça Silvino Cabral em frente a Matriz.
Continue lendo ...

Assista à entrevista concedida pelo padre João Saturnino após a quinta novena na última teça feira 08/12

0 Post a Comment
O Padre João Saturnino, que foi pároco de Santa Luzia por 13 anos, que atualmente administra a Paróquia Nossa Senhora da Assunção e que preside a ação social da Diocese, foi o pregador da quinta novena da Festa de Santa Luzia. O ex-pároco da cidade foi acolhido pelos devotos com muito entusiasmo e fortes salvas de palmas durante sua passagem pela nave central da Matriz até chegar ao altar. Ele deixou seu depoimento durante entrevista à Pascom e TV Santa Luzia.com veja>


Continue lendo ...

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Quinta novena de Santa Luzia foi celebrada nesta terça feira 08/12

0 Post a Comment
Mais uma vez a Igreja Matriz de Santa Luzia esteve lotada por fiéis que participaram da quinta noite de festa celebrada nesta terça feira, 08/12. Na ocasião foi celebrada a solenidade de Nossa Senhora da Conceição.

A missa foi presidida pelo padre Elias Ramalho Gomes e teve como pregador o Padre João Saturnino de Oliveira e também contou com as presenças dos vigários paroquiais Pe. Maurício e Pe. Bento.

Em sua reflexão, Pe. João Saturnino ressaltou a figura de Maria como a grande mobilizadora e animadora dos discípulos. Ao consumar a crucificação de Jesus, lembra pe. João, Maria vai para junto dos discípulos e coloca alma e ânimo neles a continuarem a missão.

"Assim como fez Maria, meu irmão, nós somos chamados hoje enquanto Igreja de Deus aqui nesta diocese de Patos a estarmos como Maria para suscitar esperança, vida nova, convocando a juventude, convocando os idosos, convocando a criançada, a família para que anunciemos que ele não está mais na cruz e nem na cova, mas Ele está ressuscitado verdadeiramente. E que Ele é a esperança do mundo e a salvação da humanidade", frisou pe. João.

Padre João lembrou a necessidade uma prática religiosa que tenha orações e sacramentos, mas que estes sejam o ponto de partida para uma ação transformadora da sociedade acabando com a exclusão social que afasta as pessoas. Sobre esta questão apela o padre: "Nós queremos levantar os entubados, os que carregam a canga do sofrimento, os que não tem casa, os que não tem terra, salário, os que são a morar no apartheid social.Ah, meu irmão, não é possível continuar com essa atitude de endurecer o coração e evitar que o outro se torne o meu irmão". Pe. João encerrou sua reflexão destacando a necessidade de inclusão e de que a Igreja seja aberta a incluir, sobretudo, aqueles que estão nas periferias sociais e existenciais.

A missa continuou com a ladainha e liturgia eucarística. No final, os devotos e devotas cantaram o hino de Santa Luzia e agradeceram a Deus por mais uma noite de novena. 

A parte social da festa continuou com as apresentações culturais realizadas pela ONG Café Cultura e depois houve show musical de Kalifa Show.
Continue lendo ...

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Padre Elias Ramalho comenta temática da quarta noite de novena da Festa de Santa Luzia 2015

0 Post a Comment
O Padre Elias Ramalho Gomes, administrador paroquial, foi o celebrante e pregador da quarta novena da Festa de Santa Luzia 2015 que aconteceu na noite desta segunda feira, dia 07 de dezembro. Em entrevista à Pascom/TV Santa Luzia o pároco fez um  comentário geral  sobre a temática que foi abordada nesta noite. Assista logo abaixo:



Continue lendo ...

Festa de Santa Luzia continuou com novena na noite desta segunda feira 07/12

0 Post a Comment
Foi celebrada nesta segunda feira, dia 07/12, na Igreja Matriz, a quarta noite de novena da Festa de Santa Luzia 2015. A novena foi presidida pelo padre Elias Ramalho Gomes.

A novena foi celebrada na intensão da pré-catequese, primeira eucaristia, Crisma, Batismo, Escola da fé, Catecumenato e Círculos Bíblicos.

Em sua reflexão pe. Elias ressaltou que os "Evangelhos foram escritos para que creiamos em Jesus e façamos uma adesão a ele convicta." A nossa convicção é testada, diz o padre, sobretudo, nos momentos de dificuldade. Falando sobre as provações da fé de Santa Luzia ele destacou sua convicção: "Luzia tinha convicção que mais importante que a própria vida era a fé naquele que lhe deu a própria vida. Isso é grande demais e por isso ela está aqui [no altar] e ela não está aqui para ser adorada, ela está aqui para dizer a nós a quem devemos adorar: aquele por quem ela deu a vida".

Seguindo o roteiro da novena, após a pregação, houve o canto da ladainha, comunhão, bênção do Santíssimo Sacramento e ofertório.

No momento dos avisos o Padre Elias lembrou que amanhã haverá missa à noite marcando a solenidade de Nossa Senhora da Conceição. Pe. Elias Ramalho lembrou que amanhã o Papa Francisco vai abrir nesta terça o Ano da Misericórdia. Com muito entusiasmo os fiéis cantaram o hino de Santa Luzia encerrando a novena. 
Continue lendo ...

Padre Maurício comenta a importância da família na vida da Igreja e seus desafios atuais

0 Post a Comment
O Padre Maurício Sandro de Lima Mota, vigário paroquial, presidiu na noite deste domingo a terceira novena da Festa de Santa Luzia 2015. O Padre também fez a reflexão do evangelho enfatizando a necessidade de acolhermos a palavra de Deus em nosso coração fazendo dela a força transformadora. Em entrevista à Pascom/TV Santa Luzia  o padre fez um resumo sobre a temática que foi abordada na celebração deste domingo 06/12. Assista:


Continue lendo ...

domingo, 6 de dezembro de 2015

Terceira Novena da Festa de Santa Luzia foi dedicada ao Setor Família

0 Post a Comment
A Festa de Santa Luzia continuou na noite deste domingo (06/12) com a celebração da terceira novena que foi dedicada ao Setor Família. O padre Maurício Sandro de Lima Mota, vigário paroquial, foi o presidente da celebração e o padre Elias Ramalho Gomes foi o concelebrante.

O interior da Igreja Matriz estava lotado e havia uma multidão que acompanhava a novena pelo telão montado na praça Pe. Jerônimo Lauwen ao lado da Matriz.

O Pe. Elias fez a proclamação do Evangelho que foi tirada da liturgia do 2º domingo do Advento. A reflexão foi feita pelo Pe. Maurício que abriu destacando que a palavra de Deus se movimenta buscando chegar aos corações de mulheres e homens ao longo da história e uma das causas da santidade é, justamente, a capacidade de acolher essa palavra.  Padre Maurício ainda destacou:

 "Santa Luzia não é santa porque foi virgem, mas foi virgem porque foi santa. Não é santa porque foi mártir, mas foi mártir porque já era santa. Qual é então a causa da sua santidade? É exatamente o nível de receptividade da palavra de Deus na situação concreta em que ela se encontrava. Ela mergulhou numa experiência transformadora de tal maneira que Jesus Cristo era o sentido da sua vida. É preciso buscar as causas profundas da santidade. e é claro que por causa dessa receptividade que nós exaltamos os méritos de Santa Luzia: a virgindade, o martírio (...) ela vendeu os seus dotes e doou aos pobres". Conclui, Pe. Maurício ressaltando que a palavra de Deus continua sendo dirigida à nós e por isso precisamos pensar qual é o nosso grau de receptividade e  a partir disso transformar o mundo transformando inicialmente a nossa própria vida, a vida da nossa família."

Seguiu-se a celebração com o canto da ladainha e liturgia eucarística. No final da celebração o padre Maurício emocionou os fiéis ao cantar a música "pegadas na areia". Um grande coro se formou na Igreja Matriz para cantar o hino da padroeira.

Na parte social da festa houve quermesse e show musical com os cantores Renard Bergson e Cleyton Pinheiro.
Continue lendo ...

Patrocinadores da divulgação da Festa de Santa Luzia - 2015

0 Post a Comment

















Continue lendo ...

Padre Bento Oliveira fala sobre a temática da segunda noite de novena

0 Post a Comment
A segunda noite de novena da festa de Santa Luzia 2015 teve como pregador o Pe. Bento Oliveira, vigário paroquial, que abordou  o sentido de ser pastor no contexto atual à luz do Evangelho. Assista:




Continue lendo ...

sábado, 5 de dezembro de 2015

Paróquia Santa Luzia realizou a segunda noite de novena da festa de sua padroeira

0 Post a Comment
Aconteceu na noite deste sábado, dia 05 de dezembro, a segunda noite de novena da Festa de Santa Luzia 2015. A novena foi presidida pelo padre Elias Ramalho Gomes e concelebrada pelo padre Bento Oliveira.

A novena deste sábado foi celebrada na intenção  Setor de Juventude, Pastoral da juventude, EJC, Juventude Missionária, Sentinelas do Amanhã, acólitos e juventude em geral. Também esteve presente representantes da turma de ex-alunos e alunas da antiga escola Normal que concluiu os estudos em 1965. Esta turma celebrou os cinquenta anos de formatura e promoveu, na novena, um reencontro dos alunos para louvar e agradecer a Deus por esta dádiva.

A reflexão do Evangelho foi feita pelo padre Bento Oliveira que abordou, de acordo com o texto bíblico do dia, o significado de ser pastor. O padre enfatizou que a prioridade de Jesus não é a estatística, mas o cuidado aos que precisam de atenção, aos que sofrem, aos que estão desgarrados. Ele também destacou que, a partir do exemplo de Jesus, somos chamados na sociedade atual a ser mais sensíveis quanto a importante tarefa de ser um cuidador. Pe. Bento se referiu aos cuidadores de idosos, aos políticos, aos serviços de assistência social os quais devem ser mais acolhedores e, ao mesmo tempo, mais sensíveis aos sofrimentos. Ainda foi destacado na sua reflexão a importância do cuidado dos adultos para com os jovens os quais passam por uma fase muito importante de definição da sua identidade, de conquista da autonomia e, por esta razão, é preciso muito zelo dos pais, avós em relação a estas "ovelhas".

Após a reflexão foi cantada a ladainha de Santa Luzia seguida da comunhão, ofertório e bênção do Santíssimo Sacramento. Houveram homenagens prestadas pela turma de 1965 da Escola Normal. Com muito fervor, os devotos e devotas cantaram o hino de Santa Luzia encerrando a segunda novena.

Na programação houve pavilhão com as apresentações do Ministério de Música Vida Nova da Renovação Carismática seguido do show do cantor Renard Bergson que tocou mpb, romântica e grandes sucessos da música nacional.
Continue lendo ...

Assista à reportagem sobre a abertura da Festa de Santa Luzia 2015

0 Post a Comment
A Pastoral da Comunicação, em parceria com a TV Santa Luzia, está fazendo a cobertura e transmissão da Festa de Santa Luzia 2015. Veja a reportagem sobre a abertura da festa ocorrida na última sexta feira, dia -4 de dezembro.


Continue lendo ...

Assista à entrevista do Padre José Ronaldo que fala sobre abertura da Festa de Santa Luzia e dedicação da Matriz

0 Post a Comment
O Padre José Ronaldo, vigário geral da diocese e pároco da paróquia Nossa Senhora da Guia, presidiu a missa e fez a pregação da primeira noite da Festa de Santa Luzia. Ele falou à Pastoral da Comunicação e à TV Santa Luzia:




Continue lendo ...

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Foi aberta a Festa de Santa Luzia 2015. Multidão lotou a Matriz e a praça Pe. Jerônimo Lauwen

0 Post a Comment
Foi aberta na noite desta sexta feira, dia 04 de dezembro, a Festa de Santa Luzia 2015.  A programação teve início com uma carreta, seguida de hasteamento da bandeira e missa.

Um grande número de carros, motos e bicicletas se concentrou no Bairro Nossa Senhora de Fátima e saiu  em carreta pelo trecho da BR 230 que corta a cidade entrando na Avenida José Américo até chegar na Matriz onde foi feito o hasteamento da bandeira e foi celebrada a missa que comemora os três anos de reforma da Igreja. 

A Missa foi presidida pelo padre José Ronaldo Marques, vigário geral da Diocese e pároco da Paróquia Catedral de Nossa Senhora da Guia em Patos. No início da celebração o Pe. Bento Oliveira saudou os noitários presentes e recepcionou o padre visitante e os demais confrades. 

Padre Maurício Sandro, vigário paroquial, fez a proclamação do Evangelho o qual foi retirado de Lucas 19, 9.  Pe. Ronaldo começou a reflexão lembrando que todos os anos celebramos o aniversário da dedicação da Matriz. O tempo, disse o padre, é o lugar do encontro do povo com Deus. Pe. Ronaldo lembrou a liturgia de hoje que nos faz lembrar que nós somos as pedras vivas do templo. "Mas, na construção deste templo, é preciso que nós completemos uns aos outros, que nos ajudemos uns aos outros (...), que nós colaboremos uns com os outros, que nós compartilhemos uns com os outros, nada de cisões". O padre ressaltou a importância da participação de todos os que querem colaborar e que não haja discriminações.

Ao final da celebração o Padre Elias agradeceu aos colaboradores e ao Padre Ronaldo pela sua disponibilidade de ajudar na reflexão.

A parte social da festa também foi aberta na noite desta sexta feira. No palco montado na Praça Silvino Cabral, em frente à Matriz, se apresentaram Jeová do Acordeon  e Renard Bergson. As barracas de comidas e bebidas (águas e refrigerantes) do pavilhão  foram vendidos já nesta primeira noite. Outros serviços de comerciantes autorizados para ocupar a o espaço da festa também foram prestados.
Continue lendo ...

"Acorda, Santa Luzia" chama a atenção para abertura da Festa da Padroeira que ocorre hoje

0 Post a Comment
Os devotos e devotas de Santa Luzia começaram esta sexta feira, dia 04 de dezembro, com uma caminhada que saiu às 05:00 da manhã da Igreja de São José Operário rumo à Matriz.

Cantando e rezando, os devotos e devotas conduziram a imagem de Santa Luzia pela Avenida José Américo e, durante o percurso, anunciavam a chegada do dia da abertura da Festa de nossa padroeira.

A abertura terá início às 18h00 com uma carreata que sairá do Bairro Nossa Senhora de Fátima e percorrerá a principal avenida da cidade até a Matriz. Ao chegar na Igreja haverá o hasteamento da bandeira que simboliza o período de festa e na sequência a celebração a missa de abertura que comemorará os três anos da reforma da Matriz. 

A Missa de abertura será presidida pelo padre Elias Ramalho Gomes e terá como pregador o pe. José Ronaldo, vigário geral da Diocese de Patos e Pároco da Paróquia Catedral Nossa Senhora da Guia.
Continue lendo ...

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Vamos celebrar 259 anos de devoção a Santa Luzia

0 Post a Comment
Estamos nos aproximando de um momento muito especial em nossa Paróquia: a Festa de Santa Luzia. A devoção é portuguesa, propagada pelos colonizadores e advinda da Itália de onde a Virgem e Mártir é originária. A fé popular, acrescida das motivações pastorais e enriquecida com as tradições culturais, celebrará mais uma vez a jovem cristã destemida e martirizada pelo Império Romano no século III da Era Cristã.

Ao que tudo indica, e segundo a escritura de doação datada de 10 de fevereiro de 1756, Geraldo Ferreira Neves, colonizador português chegado às terras do Sabugí quando os indígenas ainda faziam morada por aqui, fez a doação de um terreno para a capela de Santa Luzia no sítio São Domingos. Esse fato já era uma prova de sua devoção e da grata satisfação que tinha em celebrar a memória da jovem italiana e baseados nesse fato dizemos que são 259 anos de devoção.

É voz corrente, como nos atesta em seus relatos a nossa irmã Teresa Medeiros (in memoriam), que foi o dito português que doou a imagem em estilo barroco (ainda hoje exposta na Igreja Matriz de nossa paróquia), sendo ela a fonte de muitas inspirações para o seguimento a Jesus Cristo dos devotos que acorrem a nossa paróquia durante o ano inteiro e, sobretudo, no período de 04 a 13 de dezembro.

Os ex-votos, as fitinhas, as muitas “promessas” que os devotos vêm buscar, as fotografias deixadas são sinais de que a fé popular perpassou os dois séculos e meio, e hoje, com caráter de uma “Igreja em saída e casa da misericórdia”, celebra a festa da jovem, virgem e mártir Santa Luzia.

Em face da beleza desta devoção, convidamos os fiéis a participarem deste grande retiro espiritual no qual meditamos a grandeza e a bondade de Deus por meio do exemplo de nossa excelsa padroeira Santa Luzia.


Pastoral da Comunicação da Paróquia Santa Luzia

Continue lendo ...

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Começa a ser montada a infraestrutura da parte social da Festa de Santa Luzia

0 Post a Comment
Começou a ser montada, na manhã desta terça feira, dia 1º de dezembro, a infraestrutura da parte social da Festa de Santa Luzia 2015.

A Equipe da empresa Jr. Produções começou, logo cedo, o trabalho de montagem do palco principal na praça Silvino Cabral em frente à Matriz.  Também já foi marcada a divisão dos espaços onde serão instalados parque, barracas e outros serviços.

Na festa deste ano, todas as noites, após as novenas, serão realizadas quermesses com apresentações culturais incluindo shows musicais.

A abertura da festa deste ano acontece nesta sexta feira, dia 04 de dezembro, com carreata às 18h00 saindo do bairro Nossa Senhora de Fátima com destino à Matriz onde será celebrada a primeira novena. 
Continue lendo ...

Postagens Mais Vistas

Postagem em destaque

Divulgada programação oficial da Semana Santa em Santa Luzia

Dia 24 de março (Domingo de Ramos) 6h30 - Acolhida aos fiéis na Igreja de São José Operário  7h - Bênçãos dos Ramos e procissão 7h45 - Santa...