Páginas

Concursados tomaram posse na quinta feira

sábado, 28 de fevereiro de 2015

Posse do Padre Bento como vigário na Paróquia Santa Luzia acontece neste domingo

0 Post a Comment
O Padre Bento Oliveira será empossado como Vigário Colaborador da Paróquia Santa Luzia  neste domingo, dia 1º de março. Duas celebrações eucarísticas vão marcar a posse do novo vigário. A primeira ocorrerá às 8h00 na Igreja de São Francisco em Várzea e, a segunda, às 19h00 na Igreja Matriz de Santa Luzia.

Padre Bento atuará de maneira mais específica na organização da Comunidade São Francisco na cidade de Várzea PB que está em processo de elevação a Paróquia. Os Padres Elias Ramalho e Maurício Sandro continuam sua atuação na Paróquia Santa Luzia.

Santa Luzia volta a ter três padres atuando. No início dos anos 2000 a Paróquia contava com o trabalho dos Padres João Saturnino, Silvio Nunes e o Pe. Alex Alexandre recém ordenado. Desde a transferência destes padres, a paróquia vinha sempre contando com o administrador paroquial e um vigário colaborador. Assim, Santa Luzia ganha mais um ministro ordenado ampliando a atuação missionária e sacramental nas comunidades.

Padre Bento é um dos sacerdotes mais jovens da diocese tendo sido ordenado em 09 de setembro 2011 por Dom Manoel dos Reis de Farias na cidade de Junco do Seridó que é a sua terra natal. Teve um notável destaque em sua atuação à frente da Paróquia de São Sebastião em Catingueira e recebeu o título de cidadão catingueirense.
Continue lendo ...

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Palestrante do primeiro dia da Assembleia Paroquial comenta importância do encontro

0 Post a Comment
A Assembleia Paroquial de Santa Luzia teve início na noite desta quarta feira, dia 26 de fevereiro. No primeiro dia do encontro o Padre Alixandre Soares, da Paróquia Santo Antonio em Patos, foi o palestrante. O tema refletido pelo padre foi motivação pastoral e, em entrevista à Pascom Paroquial, o padre comentou a importância da assembleia, confira:



Continue lendo ...

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Assembleia Paroquial de Santa Luzia terá início nesta quarta feira

0 Post a Comment
Tem início nesta quarta feira, dia 25 de fevereiro, e vai até a sexta feira a Assembleia anual da Paróquia Santa Luzia. A reunião começa às 19h00 na Igreja de Nossa Senhora do Rosário e contará com a presença de agentes de todas as pastorais, movimentos e serviços.

A Assembleia terá como objetivos aprofundar o estudo do Documento 100 da CNBB "Comunidade de Comunidades: Uma Nova Paróquia” e, a partir dele, redefinir a atuação pastoral em vista dos desafios da Igreja do Brasil no atual momento. 

Inovações na condução pastoral da paróquia deverão ser adotadas para este ano as quais serão conhecidas a o longo dos dias da assembleia. Até a sexta feira, quando termina a assembleia paroquial, será fechado o calendário anual de atividades .
Continue lendo ...

Juventude Missionária inicia trabalhos pastorais em 2015

0 Post a Comment
No último dia 22 de fevereiro, domingo, o Setor Paroquial de Juventude iniciou os trabalhos para a implantação de grupos da Juventude Missionária. O objetivo é de que os jovens que foram crismados em dezembro do ano passado, que vivenciaram o EJC ou mesmo que queiram engajar-se de alguma forma em grupos jovens, possam agora experimentar a espiritualidade da Pontifícia Obra da Propagação da Fé através dos grupos de Juventude Missionária.

O encontro foi realizado na tarde deste domingo no Centro Pastoral Padre Milton Arruda de Alencar, próximo a Igreja do Rosário, com cerca de 40 jovens com idades entre 15 e 28 anos. As assessoras haviam preparado o ambiente e receberam os jovens com afeto e alegria. O encontro contou com momentos de animação, oração, partilha da Palavra de Deus, dinâmica e reflexão sobre a Obra Pontifícia da Propagação da Fé e os grupos de Juventude Missionária.

Inicialmente os grupos farão 3 encontrões de apresentação da Obra Pontifícia e do grupo da JUMI, sempre aos domingos, às 16h, no Centro Pastoral. Além da JUMI, o setor paroquial de juventude ainda conta com os adolescentes e jovens engajados na Pastoral da Juventude, na Adolescência Missionária, na Renovação Carismática (que visa agora implantar o Ministério Jovem Sentinelas do Amanhã), na Pastoral Litúrgica, na Catequese Crismal, no ministério de Acólitos e Coroinhas e na vivência de pós-encontro do Encontro de Jovens com Cristo.
Continue lendo ...

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Devota de Santa Luzia relata a cura de cegueira após promessa de sua mãe

0 Post a Comment
O Senhor não cansa de nos abençoar e, Nossa Padroeira Santa Luzia, de interceder. Na manhã desse domingo, 22 de fevereiro, ao término da Santa Missa, a devota Edmara dos Santos Nóbrega veio até o altar testemunhar a cura de uma cegueira de nascença. 

Edmara relatou que alcançou a graça através de uma promessa que sua mãe fez na infância, mas que só tomou conhecimento quando já era adulta. A jovem morava em Minas Gerais e, ao decidir vir para Santa Luzia, a mãe disse: você está indo para casa de sua mãe. E ela sem entender  questionou a mãe que respondeu: “você nasceu com uma  deficiência na visão e eu havia feito uma promessa para a Santa protetora dos olhos e a mesma se cumpriu”.

Edmara enxergava, mas não sabia que tinha nascido cega e que após a promessa de sua mãe teria alcançado a graça da visão saudável. O testemunho de Edmara emocionou os paroquianos, visitantes e devotos da Virgem Santa Luzia que entoaram o hino da padroeira formando um belíssimo coro. 




Continue lendo ...

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Movimento do Terço dos Homens define horários e locais para encontros

0 Post a Comment
O Movimento do Terço dos Homens Mãe Rainha de Santa Luzia definiu os horários e locais em que haverá recitação do Santo Terço.

Segundo convite divulgado, toda segunda feira haverá reza do Terço na Igreja de Nossa Senhora do Rosário e também na Comunidade São Sebastião às 19h00.

Nas terças feiras será a Comunidade de São José Operário que ser reunirá, às 18h00, para recitação do Terço. No Bairro Nossa Senhora de Fátima o Terço dos Homens se reunirá toda quinta feira às 19h00. 

Na Igreja Matriz, o encontro dos homens para recitação do Terço acontecerá sempre às sextas feiras às 19h00. 


Continue lendo ...

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Coordenadores de Pastorais e Movimentos se reúnem para montar agenda paroquial 2015

0 Post a Comment
Aconteceu na noite desta quinta feira, 19 de fevereiro, no Centro Pastoral, a reunião do Conselho Missionário Pastoral Paroquial CMPP que é composto pelos coordenadores de Pastorais, Movimentos e Serviços da Paróquia.

A reunião, que foi coordenada pelo Padre Elias Ramalho Gomes, teve como objetivo a elaboração de um calendário das atividades pastorais  para todo ano de 2015. 

A reunião foi aberta com oração inicial e com reflexão. Após abertura, cada coordenador de Pastoral, Movimento e Serviço apresentou as ações e as datas em que serão realizadas. 

O calendário geral, definido preliminarmente na reunião desta quinta, será apresentado oficialmente na Assembleia Paroquial na qual todos os agentes de pastoral, movimento ou serviço deverão fazer a aprovação. A Assembleia Paroquial será realizada entre os dias 25 e 27 de fevereiro e deve, além do calendário paroquial, apresentar um conjunto de decisões relativas à organização da vida pastoral da paróquia.

ACOMPANHE A  AGENDA PAROQUIAL NO BLOG
Após a definição da agenda completa, os internautas poderão acompanhar, diariamente, todas as atividades que serão realizadas e poderão se organizar para não perder nenhum evento de nossa paróquia. Basta clicar na guia AGENDA PAROQUIAL do nosso blog e conferir tudo o que está planejado no blog.
Continue lendo ...

XIII Retiro de Carnaval promovido pela RCC reuniu católicos em Santa Luzia

0 Post a Comment
No último final de semana a RCC Santa Luzia, durante o período carnavalesco realizou na Igreja de Nossa Senhora do Rosário o Retiro de Carnaval, XIII Buscai ao Senhor. Na abertura uma missa por Cura e Libertação foi celebrada pelo Padre Fabrício Dias Timóteo da Paróquia Nossa Senhora da Conceição São Mamede-PB, no sábado o espaço foi pequeno para tanta oração, sinais de fé e louvor a Deus, participaram da missa fiéis de todas as cidades do Vale do Sabugi.

No retiro aconteceram pregações com os irmãos pregadores da RCC Esperança, Carlos Wagner, Ivonete Garcia e Rennê Martins, que juntos ajudaram os participantes a cada dia serem mais apaixonados pelo Senhor pela luz da palavra e na vivência do Espírito como propôs o tema do ano. 

Os dias foram marcados por testemunhos de famílias sendo restauradas e pessoas que deixaram tudo para ter essa experiência de voltar ao primeiro amor e realmente se esvaziar e encher-se de Deus. No dia de Jesus Eucarístico as profecias se fizeram presente, no momento um povo santo e adorador se fazia um novo coração, um novo ardor e uma nova fé, foram todos renovados pelo Espirito.

O encontro seguiu com a mesma programação durante os três dias e foi transmitida ao vivo pela internet, com o apoio do Ministério de Comunicação Social (MCS) recém-formado. Pregação, adoração, louvor, recitação do santo terço e ofício de Nossa Senhora convidava a todos a serem um povo que ora. 

O retiro também colheu com dinamismo para as crianças que chegaram ao local, havia um espaço destinado onde também louvaram, rezavam e adoravam ao Senhor, organizado pelo Ministério das Crianças. O XIII Buscai ao Senhor foi encerrado com uma missa presidida pelo pároco Pe. Elias Ramalho que em sua pregação falou da alegria de ter na paróquia uma renovação ativa e ousada, que procura sempre estar em comunhão com a igreja e a Paróquia, e enfatizou quão felizes foram aqueles que optaram por um carnaval santo e de oração. 

Após a Santa Missa o Bloco Buscai ao Senhor invadiu as principais ruas da cidade, contagiados pela alegria de ser cristão católicos carismáticos. “Foi lindo ver o arrastão com grande presença da juventude de Santa Luzia juntamente com o EJC e movimentos de nossa cidade, todos juntos louvaram e bendizeram nome do Senhor em praça pública ao som do Ministério de Música Vida Nova da RCC Santa Luzia, que animou todo o trajeto do arrastão” disse Sandra Nóbrega. A RCC Santa Luzia agradece aos parceiros de evangelização, ministérios e serviços que se dispuseram a ajudar-nos nessa missão evangelizadora.
Continue lendo ...

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Pastoral da Liturgia realizou assembleia em Santa Luzia

0 Post a Comment

Na noite desta quarta feira (11), na Igreja Matriz de Santa Luzia,
foi realizada a assembleia da Pastoral de Liturgia. Participaram os membros de todas as equipes de celebração das comunidades de Santa Luzia e Várzea. 

O pároco, padre Elias Ramalho, ao iniciar a assembleia fez uma catequese sobre o papel fundamental da pastoral da liturgia na celebração eucarística e como deve- se proceder o rito. Depois foi sugerido por ele que grupos se dividissem para avaliação dos trabalhos destacando o que foi bom e ruim e quais sugestões poderiam ser acatadas para melhor desempenho da pastoral neste ano de 2015. 

Entre as sugestões colhidas, uma delas, que foi apresentada pelo Padre Elias, é que de segunda a sexta fossem celebradas missas as 06h da manhã na Igreja Matriz. Além disso, sugeriu-se que todas as quintas à noite houvesse uma celebração em Várzea. As novas medidas ainda vão apresentadas ao conselho da Paróquia.
Continue lendo ...

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Programação do Retiro de Carnaval “XIII Buscai Ao Senhor”

0 Post a Comment
De 14 a 17 de fevereiro, a Renovação Carismática Católica da cidade de Santa Luzia, promove o “XIII Buscai Ao Senhor” Retiro de Carnaval com o tema “Deixai-vos conduzir pelo Espírito Santo” (Gl 5, 16a;).
Todos os anos a RCC proporciona aos fiéis a opção de vivenciar um retiro de oração durante o feriado de carnaval. Durante os dias do encontro os fieis poderão participar das pregações, dos momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento, da celebração diária da Santa Missa.
Participar de um retiro de carnaval é uma excelente opção para quem deseja viver uma experiência nova de encontro com Deus e com os irmãos e, ao mesmo tempo, uma ocasião propícia para se preparar para viver bem o ano e a Quaresma num ambiente de acolhida, paz e fé. Seque abaixo a programação

LOCAL: IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
 
SÁBADO DIA 14/02/2015

19h30 Missa de Abertura


DOMINGO DIA 15/02/2015

MANHÃ

Das 08h as 12h

 Terço; Avivamento no Espírito Santo;

I Pregação e Adoração ao Santíssimo


12h Intervalo para Almoço


TARDE

Das 14h as 17h

Ofício; Oração; Terço e II Pregação

17h Santa Missa


SEGUNDA-FEIRA DIA 16/02/2015


MANHÃ

Das 08h as 12h

Terço; Avivamento no Espírito Santo;

I Pregação e Adoração ao Santíssimo


12h Intervalo para Almoço


TARDE

Das 14h as 17h

Ofício; Oração; Terço; e II Pregação

17h Santa Missa


TERÇA-FEIRA DIA 17/02/2015


MANHÃ

Das 08h as 11h30

Terço; Avivamento no Espírito Santo; V Pregação e Adoração ao Santíssimo.


11h30 Intervalo para Almoço


TARDE

14hs Santa Missa

16h30 Arrastão pelas ruas com o bloco “BUSCAI AO SENHOR”


LOJINHA DA PROVIDÊNCIA

CAMISAS, LANCHES; RIFAS E ARTIGOS RELIGIOSOS
Continue lendo ...

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Diocese de Patos realizou encontro sobre CF 2015

0 Post a Comment
A Diocese de Patos realizou nos dias 06 e 07 no Centro de Treinamento de Lideranças no Santo Antônio, o encontro de formação para a Campanha da Fraternidade 2015 preparando os agentes  de pastorais para a uma maior animação e  vivencia do tema nas paróquias.

Realizada anualmente no Brasil, sempre no tempo da Quaresma, a Campanha da Fraternidade deste ano tem como objetivo aprofundar, à luz do Evangelho, o diálogo e colaboração entre a Igreja e a sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II, como serviço ao povo brasileiro, para a edificação do Reino de Deus. O tema da CF deste ano é: Fraternidade – Igreja e Sociedade. Lema: Eu vim para servir. (Cf. Mc 10,45)

Dom Eraldo da Silva, Bispo diocesano, abriu o encontro, após jantar de acolhida, fomentando o papel social da campanha. Segundo Dom Eraldo, “a Igreja deve olhar com muita atenção as situações em que as pessoas estão sem esse serviço. A Igreja deve restaurar sua vocação de servidora; igreja samaritana; igreja do Bom Pastor; igreja acolhedora. E assim, ver as situações da sociedade em que as pessoas estão mergulhadas e, assim, atuar para que elas superem essas situações que tiram sua dignidade”, destacou.

O Padre Jorge Luiz enfatizou, na abertura do evento, o modo VER – tríplice: Ver, Julgar e agir – da CF, através de dados com base nos desafios que a Igreja enfrenta a partir da realidade social. Já no sábado, houve a explanação dos modos JULGAR e AGIR, além de debates e levantamento de sugestões na qual a diocese possa trabalhar e atender o apelo da CF 2015. O encontro terminou com a forte expectativa de grandes acontecimentos e mobilizações na linha missionária e social da Igreja, em seguida, aconteceu à benção final e almoço.

Pascom/Diocese de Patos
Continue lendo ...

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Nota de Pesar

0 Post a Comment
A Paróquia Santa Luzia, vem por meio desta manifestar seu profundo pesa pelo falecimento do Equipista Juvanildo Nóbrega de Oliveira um dos fundadores juntamente com a sua esposa Elizabeth das Equipes de Nossa Senhora aqui em nossa paróquia.
Alenta-nos, neste momento em que a dor e a tristeza se fazem presentes, as palavras do Próprio Jesus no Santo Evangelho: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que tenha morrido, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá" (JO 11,25-26)
Em destaque ao centro da foto.
Continue lendo ...

II Jesus na Praça leva multidão ao centro de Santa Luzia

0 Post a Comment
Os fiéis católicos lotaram o centro de Santa Luzia na noite deste sábado, 07 de fevereiro, para participar do II Jesus na Praça, promovido pela Renovação Carismática Católica da Paróquia.

O II Jesus na Praça repetiu o sucesso de 2014 e garantiu uma grande multidão que viveu momentos de louvores e adoração. O evento começou com apresentação do Ministério de Música Vida Nova da RCC – Santa Luzia. Já na abertura foram anunciadas as diversas caravanas que vinham principalmente das cidades de Junco do Seridó, São José do Sabugi, São Mamede e Várzea. 

Após um momento de intenso louvor e animação, toda comunidade se preparou para receber a Bênção do Santíssimo Sacramento. A Bênção foi ministrada pelo Padre Elias Ramalho Gomes, que é  o pároco de Santa Luzia. 

O Ministério de Música Vida Nova retomou a animação e encerrou com grande fervor o II Jesus Na Praça. De acordo com os organizadores, o evento levou a Evangelização ao centro da cidade colaborando para ampliar o alcance da Palavra de Deus anunciada através da música. O evento também serviu como motivação para participação da comunidade no XIII Retiro de Carnaval que será realizado na Igreja do Rosário.

Continue lendo ...

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Papa Francisco realizou videoconferência pela internet com jovens dos cinco continentes

0 Post a Comment
O Papa Francisco conversou nesta quinta-feira (5) em uma videoconferência pela internet com cinco jovens estudantes com deficiências e de diferentes continentes. A iniciativa, chamada Scholas, procura promover a cultura do encontro e a 'mudança pela educação', segundo a agência Efe.

Na conversa com adolescentes de 12 e 13 anos com problemas motores, de comunicação ou com sindrome de Down, o Papa Francisco disse que os jovens precisam sempre se comunicar e não guardar para dentro de si seus problemas. "Quando não nos comunicamos, ficamos sozinhos. Mas quando vocês dão o melhor que têm dentro de vocês, é muito importante."

Um dos adolescentes era o brasileiro Pedro, que tem uma má formação no braço direito. Ele falou ao papa que, assim como Francisco, é fã de futebol. "Gosto de jogar no gol. É a posição que mais me diverte", disse Pedro. "E o que você sente quando toma um gol?", perguntou o Papa. "Me sinto feliz por estar com meus amigos praticando um esporte."

O pontífice então disse ao brasileiro que ele está "dando uma lição". "Não importa ganhar, mas jogar e estar com os amigos", destacou o Papa. 

A iniciativa, chamada Scholas, procura promover a cultura do encontro e a 'mudança pela educação', explicou em entrevista à Agência Efe por telefone, de Buenos Aires, o diretor global das Scholas, José María del Corral, argentino que trabalha com o papa desde o tempo em que Jorge Mario Bergoglio era arcebispo de Buenos Aires.

O projeto Scholas nasceu de experiências concretas vividas na Argentina com escolas públicas e particulares. A primeira delas, 'Escola de Vizinhos', permitia a alunos do ensino médio de diferentes níveis sociais discutir problemas e encontrar soluções.
Continue lendo ...

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Continuam preparativos para Campanha da Fraternidade 2015

0 Post a Comment
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promoveu nesta segunda feira, 02 de fevereiro, a primeira reunião do ano do seu Grupo de Assessores. Entre os principais assuntos da pauta esteve a Campanha da Fraternidade (CF).

A CF 2015 será lançada, em âmbito nacional, no dia 18 de fevereiro, Quarta-Feira de Cinzas, na sede da CNBB, em Brasília. Este ano, a Campanha aborda o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e o lema “Eu vim para servir”

Já o lançamento da CF na Paróquia Santa Luzia deve acontecer  durante a Missa de Cinzas que será realizada no dia 18 às 8:00 da manhã na Igreja Matriz. Ao longo de todo o período quaresmal a Paróquia desenvolverá reflexões, espiritualidades, celebrações e gestos concretos para aprofundarem o tema deste ano.

Segundo do texto base da CF 2015, o objetivo é "aprofundar, à luz do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II, como serviço ao povo brasileiro, para a edificação do Reino de Deus". 

A CF deste ano reaviva a Constituição Pastoral Gaudium et Spes por meio da qual a Igreja expressou a relação que existe entre a missão que lhe é própria e a responsabilidade que ela tem de colaborar com a sociedade. Além disso, reforça a identidade da Igreja no Brasil que sempre teve uma atuação social muito importante nos diversos segmentos da sociedade brasileira.

Os materiais formativos da CF já podem ser acessados no site da CNBB para download. O texto base deve chegar às paróquias em breve.

Continue lendo ...

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Jovens celebram seu padroeiro Dom Bosco

0 Post a Comment
A juventude da Paróquia Santa Luzia celebrou no fim de semana passado a solenidade do bicentenário de nascimento de São Dom Bosco que é o padroeiro dos jovens.

A programação começou no sábado, dia 31 de janeiro, com uma carreata que saiu de frente aos Correios rumo à Igreja de São José Operário onde foi celebrada a Santa Missa.

Às 7:30 do domingo, dia 1º de fevereiro, os jovens foram à cidade de Várzea onde realizaram uma carreata que se encerrou na Igreja de São Francisco de Assis com uma bonita celebração eucarística presidida pelo padre Elias Ramalho Gomes.

A programação das comemorações do dia de São Dom Bosco foram encerradas na cidade de Santa Luzia com missa às 19:00 na Igreja Matriz.
Continue lendo ...

Setor de comunidades realiza encontro para avaliação e planejamento da caminhada pastoral

0 Post a Comment
O setor de comunidades rurais e urbanas da Paróquia Santa Luzia esteve reunido na noite de sexta feira, dia 30 de janeiro, e durante todo sábado, 31, no Centro de Formação Paroquial para avaliar os trabalhos realizados no ano de 2014 e propor uma agenda pastoral para  2015.

Os trabalhos, na noite da sexta feira, iniciaram com a palestra do Padre João Saturnino de Oliveira sobre o Documento Nº 100 da CNBB que trata do tema “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”. Padre João propôs  uma reflexão sobre ações práticas para uma conversão pastoral da paróquia. 

O encontro continuou no sábado pela manhã quando os representantes das comunidades rural e urbana dos municípios de Santa Luzia e Várzea, a partir do documento 100, definiram uma agenda de trabalho pastoral que será desenvolvida ao longo de todo ano de 2014. Esta agenda será apresentada na Assembleia Paroquial que vai ser realizada no período de 25 a 27 de fevereiro.
Continue lendo ...