Páginas

quinta-feira, 12 de março de 2015

Pascom NE2 faz estudo do Documento 99 e renova Comissão Regional

De 6 a 8 de março os coordenadores diocesanos da Pascom do Regional Nordeste 2 estiveram reunidos na cidade de Caruaru, PE. O Encontro Presencial, realizado anualmente, contou com a participação de 14 das 21 dioceses do Regional, totalizando 40 participantes. A pauta central foi o Estudo do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil (Doc 99 da CNBB). Também pautou o encontro a eleição da Comissão Regional, Muticom e o Plano de Atividades da Pascom.
Para o estudo do Diretório de Comunicação, 10 dioceses se dividiram na explanação dos 10 capítulos. De forma didática e sucinta, o conteúdo do Diretório foi apresentado aos demais, facilitando o conhecimento do documento que passou a nortear a missão da Pascom e dos comunicadores católicos de todo país. Para a coordenadora regional da Pascom, Márcia Marques, o estudo partilhado foi uma ideia alimentada ainda no 5º Muticom (agosto de 2014) e estimulou o estudo nas dioceses. “Decidimos que cada diocese faria a apresentação de um capítulo para que tivéssemos opiniões diversas sobre todo conteúdo do Diretório. Esta decisão estimulou o estudo entre as equipes, que deram um show nas apresentações”, declarou. Após o estudo, os participantes se dividiram por províncias para elaborar planos estratégicos de estudo do Diretório nas dioceses e paróquias.

Ainda no fim de semana foi escolhida a nova Comissão Regional da Pascom. Mácia Marques, Diocese de Campina Grande (PB), foi reconduzida à coordenação. Maria Cícera, Arquidiocese de Maceió (AL), foi escolhida a secretária regional, substituindo Sandra Oliveira, de Olinda e Recife, que assume nova missão na Arquidiocese. Para assistente eclesiástico foi escolhido o Pe. José de Arimateia, da Diocese de Guarabira (PB). Dom Manoel Delson, Bispo de Campina Grande, permanece como referencial da Pascom até a Assembleia Nacional dos Bispos do Brasil, onde poderá ser substituído ou reconduzido, em votação entre os demais Bispos do Regional.
Durante o encontro aconteceu a prestação de contas e avaliação do 5º Muticom, realizado em Campina Grande no mês de agosto de 2014. O evento reuniu 266 participantes de 16 dioceses, que avaliaram positivamente a estrutura, organização e os assessores das palestras e oficinas. Para Dom Manoel Delson o Muticom renova as forças da Pascom por todo regional, especialmente da cidade que o sedia. “O clima mais forte de divulgação e sentimento de pertença acaba estimulando os padres e suas paróquias, os despertando para a missão da Pascom”, lembrou o Bispo. Após a avaliação, a Arquidiocese de Olinda e recife apresentou o projeto inicial do 6º Muticom, que será organizado pela equipe arquidiocesana entre os dias 14 e 16 de outubro de 2016. O tema abordado pelos conferencistas e trabalhado nas oficinas será “A cultura do encontro e as novas formas de comunicação em favor da transformação social”.

Fonte:  Texto: Márcia Marques Coordenadora regional da Pascom 
             Foto:  Luiz Antônio Guimarães
Compartilhe : :

0 Post a Comment:

Postar um comentário