Páginas

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Padre Elias Ramalho se encontra com jovens do ensino médio e reflete sobre juventude e compromisso com a vida

O Padre Elias Ramalho, administrador paroquial de Santa Luzia, participou na manhã desta segunda feira (11 de agosto) da abertura da II Semana da Juventude no auditório da Escola Padre Jerônimo Lauwen.



O tema abordado pelo Padre Elias Ramalho foi juventude e compromisso com a vida. Durante a fala, ele enfatizou as dimensões antropológicas, psicológicas e espirituais das quais somos constituídos. O padre lembrou que ninguém é autossuficiente e que todos nós dependemos uns dos outros para viver, por essa razão, a dimensão do saber cuidar é fundamental. Recordando as sagradas escrituras ele destacou os dez mandamentos, em especial, o mandamento 5º “não matarás” o que significa um compromisso em defesa da vida.



Durante sua exposição, Padre Elias lembrou as práticas que destroem a vida enfatizando a violência sendo a guerra algo inaceitável, sobretudo, quando se coloca o nome de Deus como justificativa para matar como ocorre em certos contextos no Oriente Médio. Outro ponto foi importante foi sua fala acerca das drogas (lícitas e ilícitas) que vêm comprometendo a vida de muitos jovens. O padre aconselhou: “se algum dia alguém lhe oferecer droga responda: - não, eu tenho juízo!”. Ele aconselhou os jovens a evitarem a curiosidade do primeiro contato com a droga e ressaltou que não vale a pena experimentar esses produtos apenas para se sentir parte da turma.



Com um tom espontâneo e muito cativante, Padre Elias convidou todos os presentes para ouvirem a música “O que é o que é” de Gonzaguinha. Após a execução da música, o microfone foi aberto para que os estudantes pudessem fazer suas perguntas ou comentários. Após responder aos alunos, o padre participou do sorteio de presentes para os estudantes que comemoraram o seu dia com muitas atividades na escola.


 Fotos: Ronaldo Magella

Compartilhe : :

0 Post a Comment:

Postar um comentário