Páginas

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Paróquia de Santa Luzia realiza Semana de Formação Litúrgica



Durante essa semana, entre os dias 14 e 18 de outubro a Paróquia de Santa Luzia realizou a Formação Litúrgica no Centro Pastoral, localizado do Bairro Antônio Bento.

De acordo com a coordenação da equipe de Liturgia se inscreveram 75 participantes para o curso.  A formação aconteceu em toda a Diocese de Patos como preparação para celebração dos 50 anos do “Sacrosanctum Concilium”, o documento do Concílio do Vaticano II que renovou a liturgia da Igreja Católica.

O Pároco Padre Elias Ramalho que ministrou a formação em Santa Luzia disse que a liturgia é uma das ações da igreja que anuncia a palavra de Deus e que devemos testemunhar a fé pela caridade com seu ponto alto da celebração da eucaristia, o mistério pascal.

“Por isso é preciso capacitar o povo para celebrar bem, porque a liturgia está cheia de ritos, de fórmulas, de símbolos, de sinais e de gestos” afirmou o padre.

“É preciso explicar o porquê de se ajoelhar ou mesmo ficar de pé em certos momentos da celebração, saber o significado da cruz, do altar, do ambão, dos livros, os objetos sagrados e até mesmo o sinal da cruz” continuou.

Elias ainda disse que é importante que todos saibam a importância do presidente da celebração e das pessoas que o auxiliam.

“Tudo isso é preciso ser compreendido para ser bem celebrado” disse.

Na formação litúrgica os participantes buscaram entender questionamentos como: O que celebramos, como celebramos, por que celebramos e quem celebra.

“Nós celebramos o mistério pascal (a paixão, morte e ressurreição de Cristo), e devemos celebrar seguindo a estrutura que a igreja propõe” disse Elias.

Quanto à pergunta do porque celebrar o padre afirmou que somos um povo sacerdotal e a dimensão da fé sacerdotal exige que celebremos. Elias ainda completou:

“E quem preside a celebração é Jesus porque os bispos, padres presidem a missa na pessoa de Cristo” completou padre Elias.

 No final da formação foram escolhidos alguns membros para participarem do Congresso Diocesano de Liturgia que acontecerá em Patos de 20 a 23 de novembro.  Os que se dispuseram a ir foram: Leonarda, Damião, Mazé Lacerda, Marli, Ellisom, Josimária e a coordenadora da equipe de liturgia Sônia Nóbrega.

Para Sônia foi de fundamental importância principalmente para aqueles que servem o altar, os leitores, salmistas, animadores, coral, ministros extraordinários, acólitos, corroinhas e todos saberem como exercer sua função do modo que convém ao grande ministério.

“É necessário instruí-los e imbuí-los do Espírito Santo Litúrgico, cada um a seu modo e com perfeição a parte que lhes compete. Essa formação veio enriquecer ainda mais as equipes que cuidam da vida litúrgica animando-a e articulando-a com atenção as celebrações” disse a coordenadora Sônia.









 Fotos e Texto: Pascom Santa Luzia
Compartilhe : :

0 Post a Comment:

Postar um comentário