Páginas

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Pastoral da Juventude Rural realiza X Seminário Nacional: em pauta os desafios para transformaçãod a realidade da juventude

O X Seminário Nacional da PJR tem apresentando discussões que buscam responder a questões tangentes a transformação da realidade da juventude camponesa. A efetivação de experiências de Grupos de Produção e Resistência tem animado os mais de 120 jovens presentes na atividade.

No sábado e domingo (21 e 22 de janeiro de 2012) o estudo sobre a agroecologia teve atenção especial. O tema foi conduzido por três jovens participantes de grupos da PJR e que estudaram em Escolas de Agroecologia vinculadas a movimentos sociais do campo.

Agroecologia: o desafio de alimentar a população sem destruir o meio ambiente.
Gilvânia em explanação sobre Agroecologia

Gilmar dos Santos Andrade, baiano de Monte Santo, graduou-se em Agroecologia pela ELAA - Escola Latino Americana de Agroecologia, situada em Lapa/PR.  Nesta m esma ELAA estudou Gilvania Domiciano de Amorin, mineira de Divino. Já a capixaba Poliane Dutra cursa Mestrado em Agroecologia na Universidade de Havana/Cuba, num curso voltado para estudantes ligados a movimentos sociais do campo. Os três militantes da PJR explanaram conceitos atuais no campo da agroecologia, proporcionando aos jovens refletir sobre esta importante temática.

A grande carga de agrotóxicos despejada nas lavouras brasileiras, orientadas num projeto capitalista de agricultura é uma preocupação permanente. “Se dividirmos a quantidade de litros de agrotóxicos utilizados no Brasil anualmente, pelos 190 milhões de habitantes, notaremos que cada brasileiro bebe mais de 5 litros de agrotóxicos por ano, que vem através dos alimentos que comemos. Isso é preocupante” alertou Gilmar.

Para superar este quadro de agricultura que visa apenas o lucro em detrimento da saúde humana a agroecologia é apontada como uma saída. “Há técnicas para se produzir alimentos sem utilizar agrotóxicos, diversas experiências tem funcionando pelo mundo inteiro” informou Gilvania.

Porém, o campo da agroecologia se depara com grandes desafios, como reflete Poliane “o desafio é produzir sem agrotóxicos, respeitando o meio ambiente, respeitando quem trabalha no campo, e também dando conta de garantir a alimentação para toda a população brasileira”.
Economia Popular Solidária: inserir a juventude em redes de comercialização solidárias.

No domingo e na segunda (22 e 23) um dos temas tratados foi a Economia Popular e Solidária. O agente da Cáritas, Ademar Bertucci, construiu um panorama sobre a economia atual, colocando as diferentes entre a Economia Capitalista, voltada para a produção de lucros e a Economia Popular Solidária, que é orientada na perspectiva de incluir as pessoas em projetos que promovam a distribuição das rendas obtidas com o trabalho.  
  
“Pensar em alternativas para a juventude camponesa permanecer no campo implica em pensar numa outra lógica de economia. Organizar grupos de jovens para produzir numa lógica capitalista é negar os princípios do evangelho” comentou o mineiro Eduardo.

Jovem que cooperar tem mais chances de permanecer no campo.

Na tarde desta segunda-feira (23) o dirigente do MST/ES Juraci Porto, explanou alguns conceitos relacionados ao cooperativismo na agricultura familiar e camponesa. A partir do estudo refleti-se sobre a necessidade de incentivar a cooperação entre os jovens, estimulando a criação de grupos de produção.

Texto e imagens Marciel Cover
Acesse o blog da Pastoral da Juventude Rural 
   http://pastoraldajuventuderural-pjr.blogspot.com/
Compartilhe : :

0 Post a Comment:

Postar um comentário